Qual é a diferença entre massa corrida e massa acrílica?

No processo de pintura, a preparação das superfícies é uma das fases mais cruciais. Por isso, nessa etapa, é comum surgirem dúvidas sobre quais produtos usar, como: qual é a diferença entre massa corrida e massa acrílica?!

Embora tenham objetivos similares, as composições possuem características distintas, especialmente relacionadas às indicações de uso. Pensando nisso, para que você compreenda a diferença entre massa corrida e acrílica, preparamos este artigo cheio de informações. Continue lendo e confira!

Massa corrida ou massa acrílica: entenda as funções!

Primeiramente, você sabe para que serve a massa acrílica e a massa corrida?! Disponíveis em diversas embalagens, ambas são utilizadas na fase de preparação para pintura, ajudando a corrigir imperfeições e nivelar as superfícies.

Tanto a massa corrida quanto a massa acrílica facilitam a pintura, tornando a aplicação da tinta mais simples. Além disso, por deixarem as superfícies lisas, elas contribuem para a aderência, durabilidade e acabamento da tinta.

Então, qual é a diferença?!

Afinal, qual é a diferença entre massa acrílica e massa corrida? Apesar de terem funções semelhantes, a massa corrida é recomendada apenas para superfícies que não têm contato com água ou umidade. Já a massa acrílica pode ser usada tanto em áreas secas quanto úmidas, como banheiros, lavanderias e cozinhas.

A razão dessa diferença é que a massa acrílica tem uma composição mais resistente a intempéries como chuva, sol, variações de temperatura e umidade. Assim, ela pode ser aplicada sobre rebocos, assentamentos e revestimentos de tetos ou paredes, tanto em ambientes internos quanto externos.

Por outro lado, a massa corrida, também conhecida como PVA, tem uma fórmula mais sensível às ações do tempo, sendo indicada apenas para ambientes internos secos. Nesse sentido, ela pode ser aplicada sobre superfícies de concreto, alvenaria, gesso e fibrocimento.

Como aplicar massa corrida e massa acrílica?

Ao compreender para que servem a massa corrida e a massa acrílica, bem como as diferenças entre elas, fica mais fácil escolher a opção ideal para o seu processo de pintura. Assim, você pode aprender como aplicá-las corretamente!

Basicamente, no que diz respeito à aplicação, não há uma grande diferença entre massa corrida e massa acrílica. Portanto, para ambas, o primeiro passo é garantir que a superfície esteja seca, limpa, curada e impermeabilizada. Feito isso, é necessário deixá-la uniforme, lixando e removendo o excesso de pó com um pano úmido.

Depois, basta esperar a superfície secar completamente e começar a aplicação, que geralmente é feita com uma desempenadeira ou uma espátula de aço. No caso da massa acrílica, a dica é começar a cobertura aplicando camadas finas e sucessivas até preencher toda a superfície.

Para a massa corrida, comece a aplicação do canto para o centro e de baixo para cima. Não se esqueça de seguir as instruções relacionadas às quantidades de demãos e ao tempo de secagem presentes nas embalagens.